segunda-feira, 15 de julho de 2013

PLANO MARSHALL do século XXI

O objetivo é criar a maior zona comercial do mundo, uma espécie de PLANO MARSHALL do século XXI, mas para a qual ainda se avizinha um longo percurso até à sua conclusão.
Representantes da Comissão Europeia e da EUA encontraram-se esta segunda-feira para discutir esta possibilidade de criar a livre circulação entre estes dois mercados.
As transacções comercias entre estes potentados é metade do valor comercial a nível mundial, ou seja, vale tanto como o resto das transacções do resto do mundo.  
As negociações e parcerias estão já a ser negociadas, este projecto prevê mais emprego e livre circulação de pessoas no mercado de trabalho de ambos os continentes, estima-se que teremos 800 milhões de empregos em jogo, peritos estimam que esta abertura pode gerar 2 milhões de novos postos de trabalho em variadíssimos estruturas empresariais.
Igualmente interessados neste plano, estão os país como a China, Índia, e Brasil. A abolição dos direitos de alfândega representariam um enorme encaixe financeiro para estes três mercados, ao mesmo tempo tornar-se-iam ainda mais competitivos.  
Também a Alemanha pressente que este passo seria uma grande vantagem estratégica no seu plano externo (exportações).

CASO SNOWDEN
Outro grande tema que está em cima da mesa é, a protecção de dados, a espionagem de informação.
Ambos continentes querem ver a suas informações protegidas a sete chaves, com o mais recente escândalo Edward Snowden, a fuga de informações é um tema extremamente delicado no plano de segurança internacional.

Netzwerkkabel an Notebook (Foto: DW)

Os EUA e Alemanha tem uma politica de cooperação e uma estratégia de combate ao terrorismo que se encontra sempre em alerta e com troca de informação permanente sobre actividades de islamitas radicais que se movimentam na Alemanha.

Übersetzung - LR Célio Freitas
Resumo da fonte DW.DE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua mensagem, responderei a todas as mensagens.